Modelo recebe homenagem da Alesc pelos 60 anos

Na noite desta segunda-feira (13) no Centro de Eventos Parque do Itaipu Rural Show o Município de Modelo recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina por proposição do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) em comemoração aos 60 anos de emancipação política e administrativa, comemorados no dia 30 de dezembro deste ano.

Estiveram presentes no ato o prefeito Dirceu Silveira e a primeira-dama Jacinta, vice-prefeito César Meurer e segunda-dama Elita, os vereadores Alsemir dos Santos, Altair Zenatti, Neuro Barboza, Jussane Frandoloso, Márcia Jacoby, Tiago Geller e José Utzig, além de secretários e diretores municipais.

Também estavam presentes na solenidade o deputado estadual Marcos Vieira, deputado estadual Fabiano da Luz e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural Altair Silva.

Na oportunidade foram homenageadas algumas personalidades do município de Modelo, sendo:
Família colonizadora:

João Muxfeldt (In Memoriam), representada por Mario Kehl;

Prefeitos e vice-prefeitos:

– 1º Prefeito Eleito – 1963 – Edwin Engelbert Berger (In Memoriam), representado por Oldi Berger;

– Prefeito – 1971 – Viro Afonso Majolo, representado por Rosangela Majolo;

– Prefeito – 1981 – Dércio Augusto Knop;

– Prefeito – 1991 – Valenio Jacob Kottwitz;

– Prefeito – 2001 – Carmelito Henrique Maldaner (In Memoriam), representado por Lori Maldaner e Sandra Maldaner;

– Vice-prefeito – 2001 – Adelir Scatolin (In Memoriam), representado por Josefina Scatolin;

– Prefeito – 2011 – Imilio Ávila;

– Vice-prefeito – 2011 – César Meurer;

– Prefeito – 2021 – Dirceu Silveira;

– Vice-prefeito – 2021 – César Meurer.

Presidentes da Câmara de Vereadores:

– 01º Presidente Câmara – 1962 – Léo Kasper (In Memoriam), representado por Claudir Kasper;

– Presidente Câmara – 1981 – Elias Zenatti, representado por Altair Zenatti;

– Presidente Câmara – 2001 – Janice Martini Müller;

– Presidente Câmara – 2011 – Gerson Rauber;

– Presidente Câmara – 2021 – Márcia Teresinha Jacoby.

O prefeito Dirceu Silveira fez uso da palavra e lembrou o papel dos pioneiros que iniciaram a colonização do município de Modelo e também aqueles que ainda permanecem no município. Compartilhou com os demais prefeitos homenageados na noite, a alegria pela homenagem recebida e pelo aniversário de 60 anos do município, que serão comemorados com uma programação especial no dia 30 de dezembro no Parque da Fepar.

Após a solenidade foi apresentado duas atrações culturais. A dança o “Domador de Circo” com os estudantes do município de Modelo, Brayan Shamatz e Pietra Eloy, e uma apresentação de balé dos estudantes de Pinhalzinho, Luan Gabriel da Cruz e Maria Clara de Cunha Rodrigues. Falando em nome dos homenageados, o ex-prefeito de Saudades, Arno Affonso Schwendler, falou da história da emancipação dos três municípios e enalteceu a iniciativa da Alesc de promover o evento, fortalecendo a amizade de Pinhalzinho, Saudades e Modelo.

O proponente da sessão solene, o deputado Marcos Vieira enfatizou ainda a importância da Alesc em promover uma solenidade em homenagem aos municípios de Pinhalzinho, Saudades e Modelo. Lembrou que graças ao ex-governador Celso Ramos foi criado a Udesc, o Besc e a Celesc, e na região, a secretaria do Oeste, que abriu as principais rodovias e incentivou o desenvolvimento do agronegócio. Também ressaltou a importância da união dos 15 deputados da Bancada do Oeste, citando conquistas para região devido o empenho de cada um dos parlamentares, independentemente da sigla partidária.