Equipe do DMER de Modelo segue superando as expectativas

Com o objetivo de ultrapassar as metas previstas para 2008, a Administração Municipal de Modelo mantém os trabalhos do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens – DMER – em plena atividade. Em contato mantido nesta quinta-feira, 09 de outubro, com o diretor do DMER, Dirceu Silveira, recebemos o relato das principais ações desenvolvidas nos últimos 90 dias.

Destaques para o calçamento no pátio e estacionamento do Salão de Linha Salete e no pátio e estacionamento da Sociedade Hospitalar Beneficente de Modelo. Abertura, tubulação e regularização da Estrada Geral de Linha Santa Rosa e início das obras de calçamento que se estendem desde o Bairro Alvorada até na Propriedade da família Roncato. Esta obra já está 60% concluída.

Também foi feita a abertura da Rua Dom Bosco ligando as ruas Benjamin Constant e XV de Novembro. Drenagem, tubulação, asfaltamento e sinalização da Rua Duque de Caxias. Nesta obra foram utilizados 310 tubos, sendo 80 tubos de 30 cm e 230 de 40 cm.

Durante este período houve diversas recuperações nas estradas no interior com a limpeza e recuperação de bueiros, e também a construção de novos bueiros. Tiveram sua manutenção as estradas de Linha Jundiá, Linha Narzetti, Lajeado Couro, Pedra Furada, Janguta, Linha Lajeado Pedro, Cedro Velho e trecho de Linha Nova.

Para dar maior segurança foram recuperadas duas pontes, uma na Linha Saudades, na divisa com Serra Alta e outro pontilhão na Linha Esperança, também na divisa com Serra Alta.

Os trabalhos de terraplanagens também seguiram com a realização de uma terraplanagem para aviário em Linha Saudades e outra na Linha Ragazzon.

Ainda segundo o diretor Dirceu Silveira o DMER se manteve sempre trabalhando em diversos setores para atender da melhor forma o munícipe da cidade e do interior. Na habitação foram realizados 56 aterros e terraplanagens para construção de casas na cidade, sendo que foram ainda realizadas mais 13 terraplanagens para construção de casas no interior. No interior foram 2 para construção de chiqueirão, 4 para galpão de fumo e duas para salas de ordenha, e ainda abertura das valas e já está sendo concluída a rede de água de Linha Santa Rosa.

Nestes 90 dias além dos trabalhos já citados foram realizados diversos trabalhos corriqueiros como recuperação de meio-fios, ajardinamento, plantio de arvores e limpeza das ruas. Foi também realizada operação tapa buracos na cidade e confeccionadas mais 3 lombadas no perímetro urbano. Neste período foi dado continuidade nos trabalhos de limpeza da cidade, do parque municipal e da SC-469.

Para os próximos dias as expectativas são de reiniciar os trabalhos de terraplanagem na parte da avicultura, sendo que os primeiros trabalhos serão realizados no Núcleo 3 em Linha Cesco. Dando seqüência ao programa de recuperação de estradas as máquinas deverão trabalhar na Linha Spegiorin, Meneghetti, Linha Salete de cima, e Linha Palmeiras. Na parte de infra-estrutura após a conclusão do calçamento que liga trecho de Linha Santa Rosa ao Bairro Palmeiras será iniciado a pavimentação com pedras irregulares da Rua Dom Bosco. Em breve também serão iniciados os trabalhos de saneamento básico do Bairro Alvorada com a construção do sistema de tratamento de esgoto e tubulação do acesso ao Bairro desde a Rua Nereu Ramos até a entrada do Bairro, que também em breve irá receber pavimentação asfáltica.

Outro grande destaque fica por conta da construção do novo pavilhão industrial onde a sua parte pré-moldada já está praticamente concluída. Este trabalho foi realizado pelas mãos dos servidores públicos no pátio da Fábrica de Tubos. Restando agora alguns retoques na terraplanagem para se dar início a mais esta grande obra do Governo Municipal.