III Seminário Leiteiro é sucesso em Modelo

Ao longo dos últimos anos, a atividade leiteira vem tendo cada vez mais importância econômica e social para o setor agrícola de Santa Catarina. Atualmente, se constitui num segmento estratégico para a vida dos produtores rurais, particularmente os familiares, e é responsável pelo movimento econômico de grande parte dos municípios do Estado.

A Secretaria de Agricultura de Modelo, a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores estiveram realizando nesta quarta-feira (19), no Centro de Idosos Conviver de Modelo, o III Seminário Leiteiro. Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento.

Conforme a secretária de Agricultura, Márcia Rüdiger, coloca que o objetivo do seminário é trazer mais conhecimentos sobre a atividade leiteira. “Através de profissionais renomados, buscando sempre proporcionar maiores oportunidades de aprendizagem para nossos produtores de leite”, coloca.

O oeste catarinense reúne os fatores de produção que, aliados a vocação do produtor, predispõem a região a conquistar a liderança nacional. Na produção de leite, Santa Catarina é o quinto maior produtor do Brasil, com participação de 7,9% no mercado nacional. Só em 2011, a produção total de leite registrada foi de 2,53 bilhões de litros no Estado, um aumento de 6,3% em relação a 2010.

Conforme dados da Cidasc de 2012, das 203 mil propriedades catarinenses, 80 mil produzem leite. O Estado tem uma média anual de crescimento da produção de leite de 10%, que é o dobro da média Nacional. Em Modelo são 180 famílias que trabalham com a atividade leiteira, produzindo aproximadamente 11 milhões de litros de leite anualmente.

A realização do seminário teve o apoio da Epagri, Cidasc, Semex do Brasil, Piracanjuba, Aurora, Tirol, Cooperativa Regional Itaipu, MSD Saúde Animal e Agroláctea.

Foram realizadas diversas palestras sobre o tema. O médico veterinário Fábio Varoni da Cidasc de Modelo abordou o tema “Retrospectiva e Perspectivas do Leite no Oeste de Santa Catarina”. O médico veterinário Atila Cado Soares, supervisor técnico da Semax do Brasil falou sobre a “Reprodução, Inseminação, Melhoramento… Mas conhecemos nossas vacas?”. O médico veterinário Everton Poleto da Epagri de Chapecó palestrou sobre “Cuidados com a vaca no Pré e Pós Parto”. Ao meio dia foi servido almoço. O médico veterinário Alexsander Baron, consultor técnico da MSD Saúde Animal/SC, abordou o tema “As bezerras de hoje serão as vacas de amanhã”. Na oportunidade também foi realizada uma avaliação pelas empresas de leite sobre as perspectivas do crescimento da produção leiteira na região. Também foram sorteados brindes disponibilizados pelas empresas parceiras do evento.