Projeto Resgate das Memórias é desenvolvido com o Viver Melhor

Os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Viver Melhor do Centro e do Bairro Palmeiras de Modelo, no mês de maio iniciaram as atividades do Projeto Resgate das Memórias da Infância.

O Projeto tem por objetivo: reviver e resgatar as memórias da infância; proporcionar a troca de vivências entre os idosos, crianças e adolescente; Fortalecer vínculos das pessoas idosas com a família e a comunidade; oportunizar um espaço de convivência e socialização para os integrantes do serviço; desenvolver diferentes aspectos emocionais, cognitivos, afetivos das pessoas; propiciar vivências que valorizam as experiências dos idosos e favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade, entre as diversas gerações.

No primeiro encontro a Psicóloga do Cras Patricia Machado, apresentou o projeto para os idosos esclarecendo como o projeto e como seria realizado. Em seguida foi realizado a dinâmica da argila: primeiramente o professor Henrique contou a história do oleiro e seu filho, depois cada idoso foi convidado a construir um brinquedo com a argila, retratando sua infância.

No segundo encontro foi realizado a partilha da confecção dos brinquedos construídos, onde foi criado um espaço de trocas de experiências entre os idosos, conforme Patrícia foi um momento rico e de muito valor, pois é gratificante poder reviver e contar nossa história.